sábado, 31 de outubro de 2009

Encontro Regional de Educação Ambiental: Projeto Criança Ecológica/ Tupã

O Encontro proporcionou a interação e o diálogo entre os diversos atores envolvidos para a criação de um espaço de reflexão e troca de experiências e ideias sobre a aplicação transversal das Agendas Ambientais: Água (Agenda Azul), Fauna e Flora (Agenda Verde), Poluição (Agenda Cinza), Aquecimento Global e Educação para a vida (Agenda Amarela).

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Não cole seu livro com durex

OFICINA DE PEQUENOS REPAROS EM LIVROS / UNESP - MARÍLIA

Em comemoração aos 50 anos da Biblioteca da Unesp de Marília foi lançada a "Semana da Biblioteca da Faculdade de Filosofia (FFC), com atividades que divulgaram os produtos e serviços, promovendo ações culturais e a conscientização dos usuários quanto a importância da biblioteca e de seu patrimônio. Dentre as atividades a "Oficina de pequenos reparos em livros".Fomos até lá , aprendemos e já começamos a colocar em prática.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DIA DOS ANIMAIS

"CHEGARÁ O DIA EM QUE OS HOMENS CONHECERÃO A ALMA DOS ANIMAIS E, NESSE DIA, UM CRIME CONTRA UM ANIMAL, SERÁ CONSIDERADO UM CRIME CONTRA A HUMANIDADE". ( Leonardo da Vinci )

Pássaro Cativo - Olavo Bilac

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." (Charles Darwin)

Animais ameaçados de extinção...

Procura-se
e muitos outros...

Onde estarão?


Para refletir

"Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor." (Pitágoras)

Pesquisando...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Teatro em Ourinhos

MARCELO, MARMELO, MARTELO

Baseado em um dos mais conhecidos livros da escritora Ruth Rocha, o espetáculo infantil ‘Marcelo, Marmelo, Martelo’, montagem da Cia. Azul Celeste, de São José do Rio Preto, apresenta a história do curioso menino Marcelo que faz mil perguntas para entender o mundo à sua volta, e que questiona principalmente os nomes das coisas. Marcelo começa a criar sua própria linguagem: o leite vira “suco de vaca”, a casa vira “moradeira”, e por aí vai. A partir daí, Marcelo adota um vocabulário próprio e propõe um mundo com outros significados.

O VIAJANTE TRAPALHÃO
Inspirado no livro 'O Turista Aprendiz' de Mário de Andrade, a peça 'O Viajante Trapalhão' tem direção de Leandro Faria. A peça leva a uma viagem em busca das várias formas de manifestações populares dos estados norte e nordeste brasileiro.

Teatro de bonecos em Marília

A BELA E A FERA
Um rico comerciante tem três filhas, quando perde todos os bens, a família é obrigada a viver no campo. Numa virada inesperada, o pai se sente ameaçado por uma Fera, que mora no centro da floresta. Bela se oferece para ir morrer no lugar do pai. Com o tempo, Bela descobre que ama a Fera apesar de seu aspecto ameaçador.
JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
É a história do menino que, diante da miséria de sua família, troca a sua vaquinha por 3 feijões mágicos. O pé de feijão cresce e o menino sobe por ele. Lá encontra um castelo onde o gigante mantém presas a harpa da alegria e a galinha dos ovos de ouro. Joãozinho, depois de libertar as prisioneiras, consegue fugir do gigante e volta para o Vale Feliz.

domingo, 18 de outubro de 2009

Cem gramas de dentes


Na última terça, dia 13, professores da EMEF e EMEI tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo da Companhia Azul Celeste em Ourinhos : o premiado 'Cem Gramas de Dentes', com direção de Georgette Fadel e texto de Bosco Brasil. O espetáculo da Companhia de São José do Rio Preto afirma-se na discussão sobre ética e poder, questões muitas vezes contrastantes. A história gira em torno de Cosme (Marcelo Matos), sujeito respeitado por ter supostamente eliminado Isaías Zarcão, que vivia a aterrorizar a comunidade. Damião (Jorge Vermelho) é um assassino profissional e encontra-se acuado num barracão cercado por policiais. Para render-se, exige a presença daquele que virá a ser sua figura complementar.Desse encontro, marcado pela violência física, não maior que a psicológica, as verdades se cristalizam embora a narrativa não seja conclusiva. “A necessidade do poder para sobreviver leva o ser humano às últimas consequências. A ética entra nessa vertente de ser o que não se é”, afirma Jorge Vermelho.

Disponível em <http://ourinhos.prefeituramunicipal.net/ws/noticias/index.php?cat=9> Acessado em out/09

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Professor : Um educador?


Um educador, é antes de mais nada um agente transformador , e para tanto é impelido pela sua vocação , um dom chamado missão, é a arte do ensinar e aprender , e toda vocação nasce de uma grande paixão que se transforma em amor e grande esperança. Já o professor é profissão, é agente formador de mão de obra e de força de trabalho para o capital e para a produção, a sua atividade se identifica gradativamente com o treinamento na empresa.
Quando se fala do papel do educador na sociedade, devemos antes de mais nada questionarmos se ainda há educadores. Porque, como podemos perceber, o educador está sendo substituído pelo professor, onde o que para ele é importante é manter sua carreira profissional e não trabalhar realmente os ideais de mudança e de construção de uma sociedade mais consciente de suas atribuições e seus deveres onde é de suma importância a politização de seus membros, para que os mesmos possam exercer sua cidadania.
Porém, é possível a convivência do educador-professor, sendo importante repensar a sistemática de sua ação. Pois, o que está em jogo é a formação de uma sociedade onde o que interessa é o bem comum e não as falsas ideologias.

Ser professor(a)


"O professor é aquele que faz duas idéias crescerem onde antes só crescia uma." - Elbert Green Hubbard
"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro." - D. Pedro II
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criançadescobrir. Cria situações-problemas." - Jean Piaget
“Aquele que abre uma escola fecha uma prisão.”- Victor Hugo
“As pessoas esquecerão quão rápido você fez um trabalho, mas sempre lembrarão quão bem você o fez.”- Howard Newton
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”-
Cora Coralina
“Professor, uma profissão! Educador, a mais nobre de todas as missões!” - Antonio Gomes Lacerda
“Mesmo que a máquina venha substituir o professor no amanhã, esta não será capaz de germinar idéias e sugestões.” - Erasmo Shallkytton
“O que o professor faz é tão divino que não carece de inteligência, e sim o dom de aperfeiçoar os seus alunos.” - Erasmo Shallkytton
“A maior glória de um professor é sentir que os seus alunos tornaram-se grandes homens.”- Erasmo Shallkytton
“Em nossas vidas haverá sempre um professor a nos guiar com a luz do saber.” - Erasmo Shallkytton
“Com um pé no chão e o outro nas estrelas o professor pode levar seus alunos a todos os lugares.” - Jose Ribamar Muniz Feitosa
“Um professor pode levá-lo até a porta, mas abri-la é com você.” - Provérbio chinês
“Aquele que consegue fazer coisas difíceis parecerem fáceis é um educador.” - Ralph Waldo Emerson
“Gostar daquilo que você faz e sentir que é importante – o que pode ser mais divertido?”- Katherine Grahan
“Começar, já é meio caminho andado.” - Ditado grego.
“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende”. - Guimarães Rosa
“Educai as crianças e não será necessário punir os homens.” - Pitágoras
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. - Paulo Freire
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. - Nelson Mandela
“Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei.” (Autor desconhecido)
“A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar.” - Henry Peter
“Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo.” (Provérbio chinês)
“O amor à verdade e às pessoas, à doutrina e ao discípulo. Este duplo amor é o principal segredo dos grandes mestres.” - Scott e Kimberly Hahn
“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. - É a única.” - Albert Schweitzer
“É lento ensinar por teorias, mas breve e eficaz fazê-lo pelo exemplo.” - Sêneca
“Sou um bom mestre enquanto continuo sendo um aluno.” (Santo Agostinho)
“Em toda a parte, só se aprende com quem se ama.” (Goethe)

Homenagem aos professores

CRIANÇAS DANÇAM PARA SEUS PROFESSORES
AGORA, ELAS ENSINAM SEUS PROFESSORES A DANÇAR
AOS MESTRES COM CARINHO!

Festa para os professores

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DIA DAS CRIANÇAS
"Educai as crianças e não será necessário punir os homens." - Pitágoras

Direto de Avaré para a EMEF....TIC-TAC

Vamos brincar de ler?



No dia 12 de outubro também comemoramos o "Dia da Leitura". Não podíamos deixar passar em branco. Então apresentamos alguns poemas de José Paulo Paes e Cecília Meireles.

E para animar a festa...

A hora mais "gostosa" do dia



O presente


Muitos , muitos livros...

Fim de festa!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

sábado, 3 de outubro de 2009

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Agenda Telefônica

Qual o seu nome?
Qual o seu endereço?
E o seu telefone?

quinta-feira, 1 de outubro de 2009