sábado, 11 de dezembro de 2010

2.º dia
A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA ou por onde começar?
Recepcionando:Cada criança que chegou , recebeu um objeto.
Objetivo: facilitar o controle da quantidade sem utilizar a contagem ( correspondência).
Revisando os conceitos.
Colocando em ordem as anotações.
CORRESPONDÊNCIA
Atividade: Pedir que escolham um brinquedo para cada umas das crianças envolvidas na atividade.
Objetivo: corresponder elementos diferentes a elementos diferentes.
Atividade:Formar pares ou duplas de coisas que combinam.
Objetivo: estabelecer correspondência entre elementos que têm relação entre si.
Atividade: Cada aluno fala o nome de seus irmãos; em seguida repete o nome de cada irmão, pegando um objeto para cada nome pronunciado.
Objetivo: corresponder elementos de um conjunto presente a elementos de um conjunto ausente.













Atividade : Pedir para a criança apontar, uma a uma, as figuras que recebeu, dizendo quente ou frio, conforme o caso.
Objetivo: fazer corresponder imagens e ideias.














COMPARAÇÃO
Atividade: Dizer qual barra é maior e qual é a menor. Depois formar barras do mesmo comprimento juntando uma ou mais.
Objetivo: comparar tamanhos e familiarizar a criança com o material cuisenaire.
Atividade: Mostrar à distância as embalagens, perguntando se elas são iguais. Depois deixar que peguem -nas, perguntando novamente se as embalagens são iguais em tudo.
Objetivo: descobrir diferenças mesmo entre os objetos que parecem ser iguais.

CLASSIFICAÇÃO
Atividade: Separar os objetos escolhendo um critério,explicando o motivo da escolha.
Objetivo: classificar considerando várias características.
Atividade : Separar, sem qualquer ordem e sem dizer qualquer característica dos animais. Depois pedir que separem ou juntem, dizendo suas razões.
Objetivo: classificar conforme características comuns ou diferenças.

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