sábado, 11 de dezembro de 2010

3.º dia
Entrando na 'RODA" em fila, ou seja, formando uma serie utilizando o corpo.

Retomando...

Continuando...
SEQUENCIAÇÃO

Atividade: Montar um colar, passando o barbante por dentro dos canudos.
Objetivo: fazer sequência.

Atividade: Empurrar a 1.ª peça do dominó, a qual derrubará as outras.
Objetivo: fazer sequência.
SERIAÇÃO

Atividade: O professor apresenta o começo de uma serie e as crianças devem continuá-la.
Objetivo: perceber a lei de formação da repetição.

Atividade: Propor a criança que desenhe imagens que formem uma serie: uma sementinha, semente germinando, árvore pequena, árvore grande.

OBJETIVO: perceber relações de ordem nos acontecimentos cotidianos.

Atividade: Distribuir desenhos a grupos de crianças para que escolham uma ordem e contem uma história sugerida pelas imagens.
Objetivo: montar e interpretar uma serie visual.
INCLUSÃO

Atividade: Dar todas as tampas as crianças e indagar: "Há mais tampas da cor A ou de cor B?", "Há mais tampas de plástico ou da cor A?" e vice-versa.
Objetivo: favorecer a aplicação da correspondência, da comparação, da classificação e da inclusão.

Atividade: Pedir para que a criança retire o objeto que não faz parte do conjunto.
Objetivo: identificar características comuns.
CONSERVAÇÃO DA QUANTIDADE
Atividade: Perguntar a criança onde tem mais tampas.
Objetivo: perceber a conservação da quantidade, apesar da disposição dos objetos.


Atividade: Arrumar os cinco objetos grandes da maneira que desejarem; em seguida, arrumar os cinco objetos pequenos, da mesma forma que os grandes foram arrumados. Então o professor propõe a questão ; "Qual arrumação tem mais botões, ou as duas têm a mesma quantidade?".
Objetivo: facilitar a percepção da conservação da quantidade, variando tamanho e forma.
Atividade: Os alunos montam livremente figuras com a mesma quantidade de palitos, em seguida, o professor mostra a todos os alunos as diferentes figuras construídas com os palitos, e pergunta :"Todas as figuras montadas têm a mesma quantidade de palitos ou há figuras que tem mais palitos?"
Objetivo: favorecer a percepção da conservação da quantidade, variando a configuração plana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário