Atividade: Distribuir pedaços de barbante do mesmo tamanho e certificar-se que as crianças concordam que são do mesmo tamanho. Em seguida, pedir para que façam uma figura com o barbante em cima de uma folha. Perguntar às crianças: " Todos os barbantes continuam do mesmo tamanho ou algum agora é maior?".
Objetivo: favorecer a observação, a coordenação motora, a criatividade e a conservação de comprimento variando a forma.
CONSERVAÇÃO DA ÁREA
Atividade: Distribuir três peças para cada criança para que montem a figura que desejar. Em seguida, as figuras devem ser comparadas e o professor pode propor questões como : " Qual figura tem mais peças ou todas as figuras têm o mesmo número de peças?", Se cada peça fosse um pedaço de chocolate , quem comeria mais chocolate ou todos comeriam a mesma quantidade?".
Objetivo: auxiliar a percepção da conservação da área (quantidade de superfície), variando a forma.CONSERVAÇÃO DE VOLUME
Atividade: Apresentar os recipientes A,B C aos alunos, verificando se eles concordam que A e B têm a mesma quantidade de líquido. Jogar todo o conteúdo de B em C e, deixando ao lado de C , pedir para os alunos compararem A com C perguntando: "Onde tem mais líquido, em A ou C, ou as quantidades são iguais?".
Objetivo: favorecer a percepção da conservação de quantidade contínua, variando a forma espacial. Atividade: Apresentar às crianças duas garrafas iguais com a mesma quantidade de água na mesma posição e estas devem dizer se elas contêm a mesma quantidade de água ou não. Em seguida, o professor deve mudar a posição de uma das garrafas e perguntar ás crianças se uma delas tem mais água que a outra ou se as duas têm a mesma quantidade de água.
Objetivo: auxiliar a percepção de conservação de volume, variando a forma.
SENSO ESPACIAL
Atividade: As crianças devem brincar de acertar bolas em alvos, jogar bolas entre eles, correr por entre pneus e caixas.
Objetivo: desenvolver a percepção espacial e a psicomotricidade.
SENSO TOPOLÓGICO
Atividade: Dispor alguns objetos no chão, de tal modo que se permita às crianças passar por entre eles. Uma a uma, elas devem caminhar seguindo as indicações do profesor. " Pela direita, pela esquerda, por cima...".
Objetivo: favorecer a coordenação de movimento e o deslocamento espacial direcionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário